Número total de visualizações de páginas

quinta-feira, 18 de agosto de 2011

A nossa terra é o bem mais precioso que temos







segunda-feira, 4 de julho de 2011

Nogueira- uma aldeia na região demarcada do Douro

A Região Demarcada do Douro, dadas as suas características naturais ímpares para a produção de vinhos de excelência e a sua longa história - uma verdadeira epopeia humana - materializa os pressupostos deste desafio, constituindo-se, naturalmente, como um tema e um destino de eleição da oferta turística nacional.




Nos aderentes da Rota do vinho do porto - Produtores-engarrafadores, Adegas Cooperativas, Comerciantes do Vinho do Porto, Enotecas, Turismo em Espaço Rural, Centros de Interesse Vitivinicola, operadores de cruzeiros fluviais, restaurantes, empresas de animação turística - o visitante poderá encontrar desde o pequeno viticultor ao grande produtor de vinhos da Região Demarcada do Douro - Vinho do Porto, DOC Douro, Moscatel e Espumante - podendo visitar as vinhas e adegas, provar e comprar vinho e participar em trabalhos vitícolas vários: vindima, pisa em lagar, etc. Nos centros de interesse vitivinícola, a oferta varia entre casas de relevante interesse arquitectónico, museus, enotecas sendo ainda possível a disponibilização de espaço nas quintas para a realização de eventos vários desde as pequenas reuniões empresariais às grandes festas. O Turismo em Espaço Rural com uma componente vitícola acentuada e o artesanato regional completam esta oferta.



ARTESANATO






Os rios e a cultura da vinha sempre marcaram o ritmo e o quotidiano das gentes do Douro. O artesanato, fortemente ligado às tradições está patente na construção de utensílios domésticos, na cestaria, latoaria, olaria, tanoaria ou calçado de madeira.

A mestria das mãos das mulheres, pacientes e dedicadas, atravessou gerações, mantendo-se até hoje a arte de fazer belíssimas rendas, bordados, colchas de linho e meias de lã.



O artesanato assume hoje na história da região duriense um papel de tradição, zelando-se pela sua recuperação e preservação, mas também um papel de inovação e progresso. As primitivas formas convertem-se em novos objectos de design, renovando antigos conceitos e dando-lhe nova apresentação e utilidade.














Pascoa em Nogueira 2011